SOBRE NÓS


Vivemos um momento no qual a sociedade promove a inclusão de pessoas com necessidades especiais nas escolas, mercado de trabalho e nos mais variáveis segmentos sociais. Uma sociedade cada vez mais consciente que chamou para si a responsabilidade de criar caminhos para que pessoas com qualquer tipo de deficiência possa atingir graus de desenvolvimento imagináveis.

“Mas será que essas pessoas também podem ser atores de teatro?”

Claro que sim! Há 17 anos coordenada pela atriz, diretora e psicopedagoga Nina Mancin, a CIA TEATRAL OLHOS DE DENTRO promove a formação e inclusão teatral de pessoas com deficiência física, visual, síndrome de down, paralisia cerebral e autistas, juntamente com pessoas sem deficiência, idosos e crianças. E, por colocar todos juntos atuando no mesmo palco, posso afirmar com segurança que essa é a primeira Cia realmente inclusiva no sentido mais puro da palavra!

Aqui estão pessoas que não encontram espaço, aceitação e compreensão nos cursos tradicionais de teatro.  E com mais de 650 pessoas que já passaram pela Cia, há muitos relatos de casos que melhoraram sua autoestima e, consequentemente, a sua convivência e comunicação na escola e na vida como um todo pelos benefícios do fazer artístico.

O ponto central que caracteriza este Projeto como uma Inclusão Social, é mesclar junto a elas pessoas sem nenhuma dessas deficiências, parceiros de aulas e de palco. Através do Curso Livre de Teatro, são atendidas crianças, adolescentes e adultos com objetivo de integrá-los na área de artes cênicas, promovendo e estimulando a convivência no meio teatral e na vida sem nenhum tipo de auxílio financeiro, ou seja, tudo absolutamente voluntário.


Comente